quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Crise na Internet: Os projetos de lei SOPA e PIPA


No dia 18 de Janeiro de 2012, todos os usuários de internet - fanáticos, ou não - ficaram em choque: o governo dos EUA havia criado dois projetos de lei chamados SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect IP Act). Muitas pessoas ainda estão se perguntando o que são esses projetos de lei e o porque delas estarem causando tanta rebeldia nas redes sociais, no mundo todo. 
É o seguinte: O governo dos Estados Unidos criaram esses projetos de lei para tentar acabar com a pirataria. O grande problema disso tudo é que, se esses projetos forem aprovados, redes sociais como Facebook, Twitter, Tumblr, Wordpress, etc. sairão do ar. E não apenas as redes sociais. Todos os sites que contém fotos, músicas, citações, etc. podem sair do ar só por terem conteúdo pirata. E como milhares de sites - inclusive as redes sociais que nós tanto adoramos - possuem conteúdo pirata, isso faria com que todos esses sites acabassem, ou seja, sem mais Facebook, sem mais Twitter, sem mais Tumblr, sem mais Wikipédia, sem mais nada. E, claro, o governo dos EUA não está fazendo isso à toa ($$$$$$) hehe. 
Na tarde do dia 19 de Janeiro de 2012 saiu uma nota de que o presidente Obama havia desaprovado esses projetos dizendo que ele não poderia apoiar "projeto de lei que reduz a liberdade de expressão, amplia os riscos de segurança na computação ou prejudica o dinamismo e a inovação da internet global". O problema é que ele não tem a palavra final. Assim como no Brasil ou em qualquer outro país, há aqueles políticos safados que só pensam em si mesmos e fazem tudo por dinheiro. 
Com todos esses protestos e revoltas, eu acredito que nada será aprovado. Afinal, se for, quero só ver esses políticos enfrentarem os usuários de internet revoltados! Prisão? HAHA. Se for para prender todos os que baixam músicas piratas e afins o mundo será feito de prisões! 
De qualquer modo, o Google criou uma petição para tentar impedir que esses projetos sejam aprovados. Clique aqui e assine a petição apenas colocando seu nome, sobrenome, email e um zip code (que seria um CEP dos eua). Alguns exemplos de zip code: 90210, 63755, 44697, 60099, 41397.
E aí, o que você acha desses projetos de lei? 

Um comentário:

priscilla disse...

Eu sinceramente acho que isso nao vai para frente, a internet eh um meio MUITO importante para ser censurado de tal maneira, iam ter milhares de inimigos revoltados

Postar um comentário