sábado, 12 de janeiro de 2013

Meu Corpo: Como perdi 22kg

Fotografia: SOS-a vos, Flickr

Antes de eu começar a contar a minha história, gostaria que vocês prestassem atenção nas observações a seguir:

- Durante a dieta não tive ajuda/aconselhamento de profissionais de saúde;
- Não frequentei academia;
- Boa parte das informações sobre dieta e exercícios foram em base de pesquisas na internet.

Ou seja, essa dieta funcionou bem para MIM. Não tive nenhum problema de saúde durante ou após a dieta e não tive ganho do peso perdido após a dieta. Estou fazendo esse post, pois muitas pessoas me perguntam o que eu fiz para perder tanto peso e decidi colocar todas as informações aqui para quem quiser saber. Mas NÃO aconselho você a fazer a mesma coisa, sem saber como funciona seu metabolismo, quais produtos você deve consumir, etc. Não estou aqui para dizer o que é certo ou errado, pois não sou nenhuma profissional de saúde. Só pra contar a minha história e dizer que essa dieta funcionou comigo.

2004-2000: Eu não tinha nem 15 anos ainda e eu estava muito acima do peso. Mas não, não foi à toa. Quando eu era criança nunca fui aquelas magrelinhas, que você consegue ver os ossinhos. Mas era magra. Após alguns problemas pessoais, fui diagnosticada com depressão e isso acabou me causando o "aumento de apetite". Simplesmente comia, pois eu era muito sozinha e me sentia triste. Não fazia atividades físicas e comecei a ter um pouco de dificuldade no colégio. Nunca tive muitos amigos. Quando criança sim, eu tinha. Mas após meus problemas pessoais e meu ganho de peso, eu só tive DUAS amigas. Não costumava falar com meninos e era muito tímida. Felizmente, as amigas que tinha nessa época, as únicas que eu tinha, eu tenho amizade até hoje. Tive que mudar de escola e fiz os dois últimos anos do Fundamental II em outro colégio. No primeiro ano, o pessoal desse novo colégio só falava "oi" pra mim e faziam trabalhos comigo quando os professores escolhiam os grupos. Eu me sentia tão sozinha e triste e a minha depressão só piorou. Eu chorava todos os dias, queria que queria mudar de colégio, mas não tinha jeito. Terminei esse ano, um ano muito triste e difícil pra mim e continuei no mesmo colégio. No segundo e último ano foi tudo diferente. Consegui fazer amigos, inclusive muitos são os que eu ainda tenho uma grande amizade hoje e tudo começou a ficar melhor. Me sentia muito mais feliz porque eu tinha feito novos amigos, a maioria meninos, eles sempre me trataram melhor do que as meninas, na verdade. Terminando esse ano, todos tivemos que mudar de colégio pois lá não tinha o Ensino Médio. Alguns estudam comigo até hoje e outros estão em outros colégios, mas ainda nos vemos.

2011-2012: Após 6 anos de muitos problemas pessoais, fui para o primeiro ano do Ensino Médio. Como vocês sabem, no Ensino Médio há aqueles meninos bonitinhos, aquelas meninas com o corpo todo bonitinho, algumas com peitões, haha. Quem tá no Ensino Médio sabe como é. E é MUITO difícil não se comparar com os outros. Como eu já havia dito, por conta da minha depressão eu ganhei muito peso, meu grau era de obesidade. Eu estava 20kg acima do peso. 20! E eu tinha acabado de fazer 15 anos de idade! No começo do ano letivo eu comecei a me sentir mal, pois eu era bem gordinha. Haviam outras meninas gordinhas no colégio e até algumas que eram realmente gordas. Mas isso não me servia de consolo. Eu não queria ser daquele jeito. Então foi aí que eu decidi: Vou fazer dieta. E foi aí que eu comecei. Revirei o google e até o youtube e procurei dicas de dieta. NUNCA gostei de fazer aquelas dietas de nutricionistas. EU SEI QUE É O SAUDÁVEL E O CORRETO A SE FAZER, mas eu não estou aqui pra dizer que o que eu fiz foi o correto. Funcionou bem pra mim? Sorte a minha então. E vi que eu deveria fazer 6 refeições PEQUENAS durante o dia, de 3 em 3 horas, e foi assim que eu fiz. Tentava comer salada sempre que tinha (porque eu ODEIO salada), em compensação adoro legumes. Comia um pouquinho de arroz, um pouquinho de feijão, um pedaço pequeno de frango/carne, sanduíche natural e, nas horas dos "lanches", eu comia barrinha de ceral ou aquele maxi chocolate, ou danone, etc. Coisas com poucas calorias. Quando tinha banana em casa, eu comia, mas só porque eu não gosto de frutas. Enfim, não foi aquela coisa 100% saudável, mas não tive NENHUM problema de saúde durante a dieta. Pelo contrário, meus exames mostraram super melhora na minha saúde e agora não tenho mais aquele colesterol alto, triglialguma coisa alto, haha. SIM, tive altos e baixos. Tinha dias que eu comia DEMAIS, mas sempre voltava com a dieta. E ah, eu não deixei de comer chocolate. Diminuí e trocava sempre o ao leite pelo amargo. Mas eu cortei refrigerante e frituras eu diminuí bastante. Exercícios eu não pratiquei. Fazia polichinelo, abdominal e outras coisas que aprendi nas aulas de Educação Física em casa mesmo, à tarde. Se eu saía pra caminhar, era no MÁXIMO 3x por semana, durante 40min, ou às vezes eu nem ia. Enfim, acabei perdendo 22kg em quase 4 meses. E hoje eu estou no peso considerado ideal para a minha idade e altura. Voltei a comer tudo o que eu comia, mas moderadamente e agora faço academia pra manter o peso. Minha saúde está ótima e estou no peso ideal agora.

Enfim, essa é a minha história. Não tenho um antes e depois pra mostrar, quando eu achar uma foto eu posto aqui. Mas por enquanto vou ficar devendo isso pra vocês. Alguns podem não acreditar em mim mas ENFIM, quem me conhece pessoalmente sabe que foi exatamente isso o que eu fiz e que deu certo PRA MIM. Espero que eu tenha matado a curiosidade de uns e dado força de vontade a outros. Tudo o que você precisa ter é força, paciência e muito foco pra alcançar seus objetivos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Você era amiga da minha irmã quando criaça não é!

Beatriz disse...

Deve ser a irmã da Isa que comentou né? haha sou eu sim!

Postar um comentário