terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Quando as ofensas passam dos limites

Não estou aqui para falar sobre bullying. Acho que a palavra bullying está sendo aplicada de muitas maneiras erradas hoje em dia, onde simples brincadeiras que SEMPRE existiram e que não são para realmente ofender, são chamadas de bullying. Enfim, estou aqui para falar de ofensas. Quem nunca foi ofendido por alguém que nem ao menos te conhece de verdade? Ou até mesmo pelas pessoas que você considera importante? Algumas pessoas gostam de diminuir as outras para se acharem mais importantes, ou até mesmo acabam perdendo a cabeça durante um momento de desentendimento e falando o que não deveria. Às vezes pelas suas costas, às vezes na sua cara, às vezes na frente de outras pessoas. Confesso que passo bastante por isso e não é nada legal. Pelo contrário, é bem humilhante. E isso não vem de pessoas que eu NÃO conheço, e sim das quais eu conheço e convivo todos os dias. É muito triste ouvir ofensas, ouvindo pessoas apontando seus defeitos na sua cara e na frente de outras pessoas que você conhece. Não há nada que você possa fazer sobre isso. Tenho que confessar que me magoa bastante, acho que magoa a todos. Eu tento ignorar, tento mesmo. Mas, quando há dias que isso me gera raiva ao invés de tristeza, eu acabo "mandando uma de volta", e acabo fazendo com a pessoa o mesmo que ela faz comigo. Eu sei que é errado, mas acho que é um problema pelo que todos passam e, infelizmente, às vezes agimos por impulso para nos defender. Eu fico um pouco triste quando isso acontece, mas não me importo muito. O problema é que há várias pessoas que passam por isso tantas, mas TANTAS vezes que elas acabam não aguentando a pressão. Ofensas, quando passam dos limites, acabam causando péssimas consequências para quem pratica mas, principalmente, para quem sofre. Algumas pessoas acabam ficando com depressão, passam a perder ou ganhar apetite, não gostam mais de sair por vergonha de aparecer em público, se tornam menos sociais, acabam se auto mutilando ou, no pior dos casos, acabam cometendo suicídio. Temos que tomar cuidado ao falar coisas ruins para alguém, mesmo que seja por impulso e tentar fazer com que isso nunca mais se repita. E temos que tomar uma atitude quando percebemos que as ofensas estão passando dos limites e fazer com que isso pare. Enfim, este post era só pra dizer que, eu, que não me importo TANTO com as ofensas, me sinto triste. Então, imagine as pessoas que não sabem como lidar com tudo isso? Ofensas são perigosas, mesmo que não seja sua intenção ferir alguém de tal maneira. Vamos pensar antes de agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário