terça-feira, 9 de abril de 2013

Como organizar sua rotina escolar.


Fotografia: Haley'sEndeavor, no Flickr

Essa é uma das dúvidas mais frequentes que nós, estudantes, temos. Como organizar nossa rotina escolar? Bom, no meu colégio o primeiro bimestre já passou e já recebemos o nosso boletim. Resultado: algumas pessoas da minha sala pegaram rec em algumas matérias. E foi daí que eu resolvi fazer esse post.

Resolvi dar algumas dicas pra vocês que ainda não conseguiram se adaptar direito com essa rotina escolar ou que tem algumas dificuldades em se organizar no dia-a-dia. Não sou aquela pessoa 100% organizada e há anos que não tiro um 10 em matemática (*crying*), mas vou dar algumas dicas pra pelo menos tentar ajudar vocês, já que essas coisas funcionam comigo e me ajudam a não pegar rec no final do bimestre.

1 - Organize seu material antes de dormir: Verifique sua lista de horários e certifique-se de que não está esquecendo os livros e os cadernos que vai usar no dia seguinte. Arrumar o material antes de dormir faz com que você tenha tempo de se organizar, sem ter que ficar na correria logo de manhã e correr o risco de esquecer algo em casa.

2 - Faça pelo menos uma lição todos os dias: Tente fazer pelo menos uma lição de casa todos os dias. Se não tiver, refaça os exercícios feitos na sala para que seu cérebro possa guardar o conteúdo. O resultado disso? Menos desespero antes das provas. Você se lembrará de mais coisas e não precisará se preocupar tanto em decorar a matéria um dia antes da prova.

3 - Tenha uma agenda: Ou, pelo menos, certifique-se de anotar tudo no final do caderno ou até mesmo no celular. Isso fará com que você se organize melhor e não esqueça de entregar os trabalhos em dia.

4 - Faça resumos: É o que mais ajuda. Acreditem, apenas ler não é o suficiente. Ainda mais para matérias como biologia, que tem aquelas palavrinhas complicadas. Faça resumos, leia e releia e logo em seguida refaça exercícios do conteúdo que acabou de rever, assim você não corre o risco de esquecer alguma informação.

5 - Assista video-aulas: É a minha salvação, ainda mais quando não consigo me lembrar do que o professor disse ou quando simplesmente quero rever a matéria pra fixar o conteúdo. Aproveite e, enquanto assiste as video-aulas, faça ao mesmo tempo a dica nº 4. Enquanto o professor vai falando no vídeo, vá anotando novas informações ou apenas revendo o que você já tinha visto. Basta ir pro youtube e colocar o "nome do conteúdo/matéria - video aula" e você encontrará várias opções.

5 - Estude com os amigos: Mas é pra ESTUDAR, e não pra contar piadas a tarde inteira. Eu sei que é difícil, já perdi algumas tardes de estudo rindo com os meus amigos ao invés de fazer o que tinha que fazer, mas concentrem-se. Seus amigos podem te ajudar em coisas que eles sabem e você não e vice-versa.

6 - Fique nos plantões de dúvidas: Se o seu colégio tem plantões de dúvidas, tente ficar pelo menos 1x por semana. Faça a lição durante os outros dias, anote as questões que tem dúvida e depois pergunte pro professor. Faça isso no horário de aula normal se seu colégio não oferece plantões.

Bom, então é isso. Espero que tenha ajudado pelo menos um pouco, já que tudo isso aí funciona pra mim e me ajuda a ficar acima da média. Dúvidas, sugestões? Só deixar nos comentários ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário